Básico

Curso Básico de Parapente

Com a proposta de levar cada candidato de leigo no assunto e na habilidade com o parapente até o primeiro nível ou carteira de Nível 1, começamos o treinamento no solo e em pequenos morrotes de 30 a 40 metros de altura. O aluno vai aprender sobre o equipamento, técnicas de inflar o velame, corrida, decolagem com pequenos voos e depois o pouso.

Quando estas habilidades estiverem dominadas, o candidato parte para a rampa real, com altitude para alçar seu primeiro voo ou voo solo, como chamamos. Este voo consiste em decolar da rampa, fazer algumas curvas, aproximar e pousar em um pouso determinado. Tudo isso será monitorado via rádio pelo instrutor que estará guiando o aluno durante todo o curso.

Depois de ter feito alguns vôos curtos da rampa e estar mais acostumado e confortável no ar, o aluno irá fazer vôos um pouco mais demorados, aprendendo as técnicas de achar e usar uma térmica para ganhar altitude e assim poder prolongar seu voo.

Durante todo este tempo de aulas práticas, teremos também aulas teóricas para entendermos melhor o ar, os ventos, as nuvens, as frentes etc… os mecanismos do parapente, como ele reage às curvas, turbulências e técnicas para pilotar com segurança e tornar o voo mais prazeroso e duradouro.

Com todos os estágios completos e atingindo um nível de pilotagem satisfatório e principalmente seguro, o candidato será conduzido para a prova teórica, passando nesta, vai para a prova prática e por fim ele terá sua carteira de piloto e poderá voar em contato com a natureza e aproveitando tudo que este esporte pode trazer de bom com segurança e prazer em todas as rampas do Brasil.